Em 1970, Rádio Clube Português organizou a volta a Portugal em bicicleta, tendo mobilizado o seu avião para facilitar as comunicações dos repórteres.
Alberto Moreno era operador de som. No serviço militar, escolheu aviação e aprendeu a pilotar. Quando a rádio comprou o avião, um Cessna, ele estava pronto para seguir viagem como piloto, tendo Sousa Coutinho como comandante. Além da brigada no ar, as reportagens de Rádio Clube Português tinham cinco brigadas na estrada, a satisfazer plenamente a frase identificativa da estação: Sempre no Ar Sempre Consigo.
A revista Nova Antena acompanhou a etapa Abrantes-Cartaxo e relatou o momento em que os emissores de Lisboa e Porto entraram em paralelo. Manuel Vaz Bravo, de auscultadores nos ouvidos, controlava o trabalho dos repórteres. O pelotão de ciclistas rolava no horário previsto e não havia fugas. A etapa durou 90 minutos e a rádio foi acompanhando-a.
Uma nota: do avião não se fazia reportagem, pois a distância para o solo era de cerca de mil metros de altitude, e era impossível identificar os ciclistas. Mas o avião servia como espelho refletor das informações vindas da estrada.
Autor: Rogério Santos, 2020
Texto original, com imagens, em https://radio.hypotheses.org/2778.
Comments