Nini Remartinez, foi cantora do duo Irmãs Remartinez, artistas da rádio famosas na década de 1940. Maria Carolina (Nini) Remartinez nascera em 1919 e vivia, desde há muito, na Casa do Artista. A irmã Fernanda nasceu em 1916 e faleceu em 1955. O duo participou em muitos programas da Emissora Nacional, como “Hora de Fantasia”, “Ouvindo as Estrelas” e “Serões para Trabalhadores”. Participaram no Coro Feminino da Emissora Nacional.
De uma antiga entrevista que me concedeu, retiro o seguinte: “Cantávamos coisas típicas portuguesas e veio cá um maestro argentino com uma orquestra de tangos, que era o maestro Carlos Flores e tinha coisas típicas das pampas argentinas e então aquilo foi um sucesso muito grande. Nós tínhamos a possibilidade […]. Aquele maestro Carlos Flores ouviu-nos cantar. Naquela altura, os artistas reuniam-se muito no Palladium, ali ao pé do elevador da Glória e o Luís Piçarra, muitos artistas daquela época, o Tomás Alcaide – tem ouvido falar dele? –, um grande artista… Reuniam-se ali no Palladium.
Entretanto, o maestro Carlos Flores […]. Os artistas reuniam-se ali, mais os homens. As mulheres não. Naquela altura, não havia assim tanta camaradagem de ir para os cafés. […] O maestro Carlos Flores ouviu-nos cantar e ficou surpreendido. E como conhecia o Luís Piçarra, perguntou-lhe se ele tinha possibilidade de poder falar connosco para nos dizer se queríamos cantar coisas típicas argentinas. E queria-nos conhecer. Nós dissemos que sim, ficámos muito encantadas com ele porque era um grande artista e um grande compositor argentino. Depois, a orquestra de tangos foi-se embora, e ele ficou cá, ele ficou a viver cá em Portugal. Ainda fez música para vários filmes portugueses e nós cantámos com ele. Então fizemos um trio com o Luís Piçarra. Foi muito aplaudido e tivemos também outras interpretações de coisas argentinas, as duas com o maestro Carlos Flores. Se me pergunta, agora já estou como o outro, se me pergunta qual era o género que eu mais gostava de cantar era o argentino”.
Autor: Rogério Santos, 2021
Texto original, com imagens, em https://radio.hypotheses.org/4317
Comments